Bombástica naturalis

Helianthus calidarium [Girassol placa solar] Flor que possui a qualidade de captar a luz solar. Durante a noite, libera pelos forros e paredes da casa o calor acumulado, aquecendo cada um dos cômodos.
Nessa história conhecemos as curiosas invenções do Dr. Bombastus Dulcimer, como o Girassol Placa Solar, que capta a luz do sol para aquecer a casa em noites frias, ou ainda, a Oliveira Espingarda, um projeto de instrumento bélico fracassado que dispara apenas uma vez por ano. Essas e outras invenções bem-humoradas e cheias de imaginação recebem ainda a companhia de personagens irreverentes em suas peripécias com os inventos do cientista botânico. O autor brinca com a estrutura das antigas enciclopédias fazendo uma paródia tanto em seu texto formal quanto com suas ilustrações de traço clássico e nonsense.
Informações adicionais

Obra:

Edição:

Dimensões: 29x23cm

Conteúdo:

O que nos move

Neste livro, o autor e ilustrador brinca com a formalidade do registro linguístico, que remete a enciclopédias antigas, sem, contudo, dificultar a leitura. A formalidade é uma pitada a mais de prazer e ironia. Mais que descrições de verbetes, Iban Barrenetxea constrói imagens descritivas, bem-humoradas e plenas de imaginação, com as quais dialogam ilustrações inteligentes que, ao expandir o movimento do desenho para além do limite da página, originam novas narrativas que se complementam umas nas outras.

Quem escreveu e ilustrou?

Iban Barrenetxea

lban Barrenetxea nasceu na Espanha, em 1973, e foi design gráfico antes de dedicar-se à ilustração, expondo seus trabalhos pelo mundo. Como escritor, publicou, além de Bombástica Naturalis, EI Unico Y Verdadero Rey Dei Bosque (2013) e Brujarella (2014), com traduções para o francês, russo, japonês, coreano e português. Com Bombástica Naturalis, ganhou o Premias Euskadi de Literatura 2010. Conta ainda com os Premias Euskadi de Literatura Infantil y Juvenil 2012, o Premio Libra Kirico 2012 e o Premio Fundación Cuatrogatos 2014. Está na lista White Ravens de 2014 e na lista dos melhores livros do ano, segundo o Banco dei Libra, da Venezuela.

Você também pode gostar

Álvaro Faleiros

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para proporcionar uma experiência de usuário mais rica e interessante.