Gonzalo Rojas

Poemas ilustrados

“Disso busco entre estas altas prateleiras toda a noite, doque não se pode falar, disso buscofarejando pó e pó com o risco de dar no ocodo desequilíbrio, vagamundo epenitente, disso busco em vãoparado nesta cadeira: o que faço aquiparado nesta cadeira?”
Gonzalo Rojas, importante poeta latino-americano, escreve de forma livre, sem métricas ou fórmulas pré-concebidas, assim como é o pensamento das crianças. Guiado por temas como a infância, o amor e a morte, seus poemas, junto das belíssimas ilustrações da obra, compõem um importante repertório para o encontro de crianças e jovens com a poesia.

Informações Adicionais

Obra

Edição

Conteúdo

A obra de Gonzalo Rojas é pungente, equilibrando-se entre o texto agudo que não fere e o comovente que não se banaliza. O tempo e a relação que temos com ele aparece pontualmente em seus poemas, como as relações entre pessoas – sempre com um fundo reflexivo, como se cada texto fosse um pensamento, uma tentativa de entender ou explicar o mundo. Seus versos livres são por vezes narrativos, inclusive em tom de carta, trazendo personagens com suas ações e questionamentos. A variedade da obra de Rojas é bem representada pela ilustradora Carmen Cardemil, que utiliza diferentes técnicas mas costura as imagens com algo que as une, seja pelas colagens, desenhos feitos com grafite ou tons usados.

Você também pode gostar

Gabriela Mistral
Gianni Rodari

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para proporcionar uma experiência de usuário mais rica e interessante.