O rei da floresta

“– Acontece – rosnou Dona Onça, irritada – que aqui não há leões, nem tigres, nem elefantes, nem rinocerontes. E muito menos um rei. – Vivendo e aprendendo, Dona Onça. Quem diria! Uma floresta grande dessas, sem um rei! Como é que pode?!”
Um sagui muito esperto movimenta a floresta ao trazer notícias sobre os reis das florestas que conheceu viajando com o circo. As florestas da asiáticas possuem o tigre, enquanto as savanas africanas, os leões, quem seria então o poderoso governante das florestas brasileiras? A onça e a anta entram em uma intensa disputa eleitoral em busca do título de rainha da floresta. Os animais se mobilizam em torno das eleições e se dividem entre o Partido dos Herbívoros e o Partido dos Carnívoros. Apesar disso, alguns animais, como o sagui, preferem não se indispor com nenhuma das candidatas. Quem vencerá então as eleições da Floresta do Mato Fino?
Informações adicionais

Obra:

Edição:

Dimensões: 23x19cm

Conteúdo:

O que nos move

Nessa fábula, Rosana Rios convida as crianças a pensarem sobre a política e sobre o processo democrático. Personagens como a anta, a onça, o sagui e o mosquito representam diversas figuras que habitam o ambiente político, assim como ilustram situações que provocam para reflexão sobre vaidade, poder e vida em sociedade.

Quem escreveu?

Rosana Rios

Rosana Rios nasceu em São Paulo, trabalhou como roteirista de televisão e quadrinhos. Em 35 anos de carreira, publicou mais de 180 livros e recebeu várias distinções, como o Prêmio Jabuti, o 1º prêmio na Bienal Nestlé de Literatura, os selos “Altamente Recomendável” e “Melhor Livro para o Jovem” da FNLIJ e o Prêmio Biblioteca Nacional de Literatura Infantil; vários de seus livros receberam, ainda, os selos da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-RJ. É formada em Arte e Educação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e mantém uma enorme biblioteca, onde se dedica a pesquisas sobre mitologia e folclore para alimentar vários de seus livros, que incluem narrativas de antigos mitos e contos de tradição oral.

Quem ilustrou?

Fernanda Peralta

Fernanda Peralta nasceu e vive na cidade de São Paulo. Estudou Arquitetura e Urbanismo na USP e desde 2017 atuo como artista visual e escultora. O cotidiano e o corriqueiro são suas fontes frequentes de inspiração para criar e desenhar: desenhe o que vê em sua frente, mas também o que encontra no mundo dos sonhos. Utiliza em seus trabalhos as tintas guache e acrílica sobre tela e papel, o bastão de pastel oleoso e o lápis de cor. Além de expor seus trabalhos, já ilustrou para editoras e revistas como Editora Martins Fontes, Revista Jacobin, Editora Biruta e The Architectural Review.

Você também pode gostar

Gabriela Mistral
Geruza Zelnys

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para proporcionar uma experiência de usuário mais rica e interessante.