Uma escola do tamanho do mundo

Existe uma escola do tamanho do mundo.Lá, ensinam professores, sábios, advogados, operários, televisões, noticiários,placas que indicam itinerários […]
A maioria das crianças é bastante habituada ao ambiente escolar e elementos que a caracterizam: livros, professores, lições, provas… As escolas costumam ter paredes, tetos, horários e paramos de frequentá-las ao atingir certa idade. Mas o premiado autor Gianni Rodari nos apresenta “Uma escola do tamanho do mundo”, onde esses elementos são ressignificados e aprender é uma viagem para toda a vida – como mostram a ilustrações de Allegra Agliardi.
Informações adicionais

Obra:

Edição:

Dimensões: 30x21cm

Conteúdo:

O que nos move

Os mapas que aparecem no início e fim do livro mostram onde acontecem essas aulas sem sala. Pelos binóculos da criança que viaja de balão pelas páginas, vemos que os ensinamentos vêm de muitas vozes – sábios, operários, placas e noticiários. O texto simples é ritmado com algumas rimas, que convidam a ler e reler, imaginando as narrativas que cada imagem carrega. Crianças e adultos se descobrem aprendizes e podem seguir sempre por essa escola com o olhar atento da descoberta, tão característico da infância.

Quem escreveu?

Gianni Rodari

Gianni Rodari (Itália, 1920-1980) foi um escritor, jornalista, pedagogo, professor e ensaísta. Depois de alguns anos atuando em sala de aula, começou a escrever livros infantis, tendo publicado mais de 45 livros, além de inúmeros artigos e ensaios. A pedagogia e o papel da escola foram temas privilegiados de reflexão do autor. Recebeu diversos prêmios, dentre eles, o prêmio Hans Christian Andersen em 1970. É também autor de História universal, O que é preciso e Uma escola do tamanho do mundo.

Quem ilustrou?

Allegra Agliardi

Allegra Agliardi é ilustradora e designer gráfica, desde 2001, colabora com diversas editoras, revistas e jornais italianos e estrangeiros. Vive em Milão, mas visita diversas cidades e países para realizar oficinas de desenho para adultos e crianças. Também faz decoração de interiores e participa de exposições coletivas em galerias de arte. Em 2009, recebeu um prêmio como jovem ilustradora do ano no Festival de Ilustração de Pavia, na Itália.

Você também pode gostar

Gianni Rodari

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para proporcionar uma experiência de usuário mais rica e interessante.